terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Araioses: Prefeito Dr. Cristino, secretários (a) governo e representante da AGED discutem e já visitaram o Rio Magu coletando água para análise



Na manhã da última segunda-feira na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Araioses o prefeito Dr. Cristino esteve reunido com os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento Ivanildo Ribeiro, Educação Ribamar Filho, Saúde Sandra Fontenele, Turismo e Meio Ambiente Robinson Medeiros, Administração Bernardo e Finanças João Francisco além do representante da AGED em Araioses o senhor Francisco Sabino, a reunião foi feita para tratar sobre desastre ambiental ocorrido na semana passada no Rio Magu.
 

Durante a reunião foram discutidas as possíveis causas dos fatos ocorridos no Rio Magu como a mortandade de peixes, soluções para o problema e projetos para a preservação do rio.

“A medida inicial que será tomada é a coleta de água do Rio Magu para levar à análise para termos um norte e chamarmos a atenção da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão  com os dados dessa coleta inicial”, disse o prefeito Dr. Cristino.

Serão feitas campanhas de conscientização elaboradas entre as secretarias de Educação, Saúde e turismo e meio ambiente a fim de os moradores colaborarem para a não poluição do Rio e a própria preservação em si, sendo os mesmos vigilantes com qualquer tipo de ato criminoso para com o rio.

Uma fato importante é que Araioses está dando o primeiro passo para que haja a união entre os 3 municípios onde o Rio Magu está presente que são Araioses, Santana do Maranhão e Água Doce do Maranhão, pois com o 3 gestores municipais atentos e solidários a essa causa que é a preservação do Rio Magu haverá mais reforço junto as autoridades do Estado para solucionar o problema do Rio Magu que esta pedindo socorro. A prefeitura de Araioses já está entrando em contato com as prefeituras de Água Doce e Santana.

Após a reunião na Prefeitura de Araioses os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento Ivanildo Ribeiro, Turismo e Meio Ambiente Robinson Medeiros, representante da AGED em Araioses o senhor Francisco Sabino e o técnico da AGERP e do Mais IDH Fábio se deslocaram até a região atingida pelo desastre no Rio Magu.

Nas visitas os secretários e técnicos conversaram com populares para saber sobre os fatos acontecidos como a morte de peixes, mau cheiro na água, entre outros. Durante as visitas foram realizadas e foram coletadas amostras da água do rio para serem encaminhadas para análise.

As amostras já foram encaminhadas para análise na AGESPISA em Parnaíba por ser mais próximo e o resultado ser mais rápido para serem tomadas outras providencias após o diagnóstico da água coletada.


SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário