sábado, 3 de fevereiro de 2018

Araioses: Iniciativas para conter e solucionar o desastre ambiental no Rio Magu

Foto: Geovan Vilar


O Rio Magu inicia no munícipio de Santana do Maranhão e desagua no Rio Santa Rosa, em João Peres, Araioses. Em toda a sua extensão tanto de um lado como de outro, ele é propício para a produção de alimentos da lavoura e hortifrutigranjeiros, como também para piscicultura. É uma região riquíssima, porém o Rio Magu, que já teve um passado de grande importância na economia araiosense, foi esquecido ao longo dos anos por gestores que nunca deram a mínima atenção para a Natureza e para o meio ambiente até ficar nas condições de total abandono.
Foto: Geovan Vilar

Fomos surpreendidos negativamente com o fato de que várias espécies de peixes da bacia do Magu estão morrendo em grande quantidade, estão sendo encontrados mortos e sem oxigênio.

A poluição, o desmatamento da margem do rio, construção de tanques, barreiros e açudes matando as nascentes do rio junto à falta de manutenção e cuidados são os maiores motivos para chegar a essa situação e o fato que está ocorrendo com os peixes bem como do prórpio rio MAGU é um desastre ambiental gravíssimo e o prefeito de Araioses Dr. Cristino convocou para segunda-feira uma reunião com toda a equipe de governo para tomar providências imediatas sobre este triste fato.

“Estamos entrando em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão e buscando trazer técnicos e especialista para detectar de onde está vindo essa contaminação além de tomar outras providências”, disse o prefeito Dr. Cristino.

É de grande importância que os governantes de Araioses, Santana do Maranhão e Água Doce do Maranhão e todos os populares dos municípios citados devem se unir para que não ocorra o pior.
Foto Daby Santos

Um pouco sobre o rio Magu:

O Rio Magu nasce na localidade Cabeceiras município de Santana do Maranhão e percorre uma extensão de 110 km aproximadamente desde a nascente passando pelo município de Água Doce do Maranhão, desembocando no rio Santa Rosa – que é afluente do rio Parnaíba – no Povoado João Peres, em Araioses – MA. 

O complexo formado por varias ilhas e igarapés com a inclusão do Rio Mariquita aos rios já citados, a partir do Rio Santa Rosa, formam o Delta das Américas o qual tem incalculável potencial turístico e pesqueiro. 

O termo Magu é um a palavra indígena que significa magia, encanto, luz, algo reluzente. E os índios que habitavam essas terras (índios Arayos - ramificação dos Tremembés) denominavam assim o Rio, pela transparência das suas águas, pois viam-se peixes, a areia branca e o próprio reflexo dos índios naquelas águas claras.


O rio Magu foi no passado uma das principais vias de transporte dos moradores de toda a Região Magu, os quais faziam comércio com outras localidades.

Djair Prado com informações de Daby Santos e RIo Magu Cana Brava

Nenhum comentário:

Postar um comentário