sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Araioses: Secretário de Comunicação prestigia a solenidade de entrega de mais de mil certificados de projetos de extensão do IFMA Campus Araioses

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Araioses entregou 1.081 certificados a participantes de cursos oferecidos por 58 projetos de extensão da unidade em 2017. As certificações são resultado do esforço do campus em aproximar a academia da sociedade. Este ano, foram oferecidos cerca de 100 projetos de extensão (executados e em execução) pelo IFMA em Araioses. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no dia 14 de dezembro, no Auditório da Escola José Tudes, no Centro.

O evento teve a presença do diretor-geral do IFMA Campus Araioses, professor Raimundo Pinho Gondinho; do vice-prefeito, Manoel; do secretário de Comunicação, Djair Prado; da chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (Deri) do campus, Rozinete Pereira; e do diretor de Administração e Planejamento do campus, professor Rafael Ciarlini. “Foi um ano farto de lutas e vitórias. E essa certificação é nosso presente de Natal para cada um que participou dos eventos e acreditou no nosso trabalho”, declarou o diretor-geral do campus.

A maior parte dos beneficiários dos projetos é formada por jovens de Araioses. Pessoas como Hannah Xavier, 26 anos, que participou de mais de quarenta projetos de extensão. Em seu testemunho na solenidade, a estudante disse que todos que vivem na região precisam “apropriar-se” do Campus Araioses. “É nosso! É para nós! Vai mudar, já está mudando, nossa vida! Depois que participei do meu primeiro evento, no dia 12 de junho, do Ciclo de Palestras Jurídicas, não consegui mais deixar de vir. Anotava as datas na minha agenda. Convidava outras pessoas”, disse.

Segundo Hannah Xavier, o estilo das aulas foi uma das peculiaridades dos cursos. “Muito diferente de tudo o que eu tive antes. E fui participando dos cursos, também. As palestras mudaram a minha vida. Elas não podem parar!”, contou a jovem, que é aluna do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) “Direito, Comunicação e Oratória”, já concluiu o I módulo do curso de Leitura e Produção Textual e fez o seletivo do IFMA.

Além de Hannah, outros três beneficiários de projetos discursaram na solenidade. Para Rodrigo Costa, a emoção sentida está no resgate da autoestima que cada participante tem vivido desde que o IFMA chegou em Araioses. “A gente se inspira nesses professores. Eles lutam pela gente, acreditam na gente. Então, quando outra pessoa acredita em você, não tem como você não melhorar. É por isso que não dá para segurar as lágrimas”, disse. Rodrigo vem participando de vários projetos e foi escolhido como orador de dois projetos de júris simulados e ser aluno de cursos FIC.

Mônica Sousa tem 17 anos e concorre a uma vaga no seletivo, assim como os demais colegas. “Quando soube que o IFMA estava em Araioses com esses cursos e projetos, fiquei muito ansiosa, queria participar de tudo, mesmo que não tivesse muito a ver comigo! Hoje sou outra pessoa. Tudo mudou. Jamais imaginei falar assim, para tanta gente, sem desmaiar. As palestras e os cursos me ajudaram muito. A gente entra em contato com outro mundo. É maravilhoso!”, comentou a jovem, que vem do povoado João Peres, na zona rural de Araioses, para participar dos eventos.

Aos 30 anos, Lucas Marques diz que o Campus Araioses foi um divisor de águas em sua vida. Aluno do curso FIC Direito, Comunicação e Oratória, Lucas teve uma experiência curiosa com o campus Araioses. Desistiu do primeiro curso, ainda no primeiro projeto. Mas guardou uma lição importante – a necessidade de conhecer seus pontos fortes e fracos. “Ninguém no IFMA desistiu de mim. Eles não desistem da gente. Não olham para o seu passado, o que você fez antes e não deu certo. Quando recebi o convite do prof. Ciarlini para falar, primeiro não aceitei. Não me sentia preparado. Mas depois pensei, não vou desistir de novo. Tenho que enfrentar. E aqui estou. E posso dizer que esses professores são fora de série, eles mudam o seu caráter. E temos muito mais para aproveitar ainda. O IFMA é para as próximas gerações! Vai mudar Araioses! Já está mudando”, contou Lucas após emocionar-se.

Fase de implantação

O campus Araioses está em fase de implantação e apenas no mês de novembro os servidores passaram a usar duas salas do campus para o trabalho administrativo. As aulas são ministradas na Escola Humberto de Campos, Ateneu São José, Escola Luís Viana e Escola Gonçalves Dias. A extensão se tornou estratégica para o campus. “A gente não tinha recursos, nem local, nem mesmo uma equipe grande, mas tínhamos vontade. Araioses é a realização de um sonho, o sonho de uma vida inteira, a concretização de um projeto pessoal de transformar o mundo e a vida das pessoas. Nós estamos aqui para isso, para melhorar a vida de Araioses”, disse a chefe do Departamento de Extensão do campus Araioses, Rozinete Pereira.
 
“Enquanto representante do Prefeito Cristino Araújo, só temos a agradecer pelo que tem sido feito e dizer que muito ainda tem para ser feito. Nós somos parceiros do Instituto Federal, tem um projeto de doação da quadra poliesportiva que está em tramitação na prefeitura. Acreditamos nesse trabalho”, afirmou o secretário de Comunicação, Djair Prado.

ExtensãoTítulo
01.EventoFilosofia e Meio Ambiente
02.PalestraReforma Previdenciária: o viés político e jurídico
03.PalestraMemória discursiva e deslizamento de sentido: o discurso jurídico e político do Juiz Sérgio Moro na divulgação da interceptação telefônica da Presidente da República
04.DebateJúri Sophia – Tema: uso de animais não racionais nas pesquisas científicas
05.PalestraReforma Trabalhista: o viés jurídico e político
06.PalestraDemocracia e Corrupção: o viés jurídico e político na delação da JBS
07.PalestraDireito, Sociedade e Política: o impacto do julgamento da chapa Dilma-Temer para a Justiça Eleitoral e a Democracia Crítica
08.PalestraReforma Tributária: o viés político e jurídico
09.PalestraReforma Política: o viés político e jurídico
10.PalestraEstado Democrático de Direito, Estado-juiz e Lawfare: entre o jurídico e o político na condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro (caso: Triplex-Guarujá)
11.PalestraDireito, República e Política: o Presidente na mira da Justiça
12.PalestraRepública de Curitiba: uma secessão jurídica
13.PalestraDireito, Corrupção e Política: a proposta de Raquel Dodge no CSMPF que garantiu a sua indicação na PGR e o impacto nas investigações da Operação Lava Jato
14.PalestraRepública do Jaburu: o viés político e jurídico do pedido de suspeição de Rodrigo Janot no STF
15.PalestraDireito das Minorias: Estatuto da Pessoa com Deficiência
16.PalestraO Poder Jovem: formando lideranças políticas entre os estudantes de Araioses (a base é o estudante, sua força, sua voz)
17.PalestraSeparados, mas iguais: casos de racismo na Suprema Corte Americana e o papel da extrema-direita na violência racial
18.PalestraRepública de Haters: estudo de caso Jair Bolsonaro vs Maria do Rosário
19.PalestraRepública da Toga: a Justiça de Casa-Grande e Senzala de Gilmar Mendes
20.PalestraRepública das bananeiras: o viés jurídico e político da revisão/rescisão do acordo de delação da JBS – fim da Lava Jato?
21.PalestraRepública das Capitanias Hereditárias: extinção da RENCA, neocolonialismo e privatizações – até quando Brasil?
22.PalestraCaixa Pandora de Palocci: fim da omertà com antropofagia petista ou esperteza midiática ambicionando acordo de delação premiada?
23.PalestraRepública Jacobina: a vida dá, nega e tira – Sérgio Moro, o Robespierre tupiniquim!
24.PalestraRepública do quadrilhão: era uma vez o PMDB de Ulysses Guimarães
25.PalestraRepública Unfair Play: Brasil é imbatível e conquista medalha de ouro em corrupção na Olimpíada dos jogos sujos
26.DebateI Júri Simulado: “O caso dos exploradores de cavernas”
(Lon L. Fuller)
27.DebateII Júri Simulado: “O caso dos denunciantes invejosos”
(Lon L. Fuller)
28.DebateII Júri Simulado: “O caso dos denunciantes invejosos”
(Lon L. Fuller)
29.CursoLeitura e Produção Textual – módulo I
30.CursoMétodos de Avaliação Física na Escola
31.PalestraRepública de Jano: dissecando a entrevista do juiz Sérgio Moro ao jornalista Gerson Camarotti da Globonews
32.PalestraHumberto de Campos: Terra e Silêncio – reflexões sobre os discursos de ódio dos tempos atuais a partir da exibição das cabeças dos bandoleiros que serviram sob as ordens de Lampião
33.EventoDireito, Cinema e Justiça
34.EventoDireito, Cinema e Justiça
35.PalestraRui Barbosa: as Raízes da República e da Reprivada – reflexões sobre a luz e as trevas dos tempos atuais
36.PalestraRepública BBB: Boi, Bala e Bíblia
37.PalestraGuerra de Poderes: anarquia, barganha, ruptura e as fronteiras leais da democracia
38.PalestraEstado Policial, Estado de Abuso e Liberdade de Imprensa: o linchamento moral como sentença de morte – estudo de caso Cancellier, Reitor da UFSC
39.PalestraReforma Eleitoral: o viés político e jurídico
40.PalestraReforma Eleitoral: o viés político e jurídico
41.PalestraJustiça, Mídia, helicóptero e Cocaína: acima do bem e do mal
42.PalestraRepública da Corrupção: Presidente investigado, acusado e denunciado – condenado?
43.PalestraRepública Tibiriçá: Jair Bolsonaro e o Mito da Democracia Sólida
44.PalestraTchau, Querida Democracia: Comodismo e Resistência Constitucional
45.PalestraRepública Entartete Kunst: a cortina de fumaça do MBL no ‘Queermuseu’ e a DCDP da Ditadura Militar – não é possível estar dentro da civilização e fora da arte
46.PalestraRepública de Haters: estudo de caso Joice Hasselmann vs Regina Sousa
47.SeminárioBiodireito em discussão: Aborto
48.SeminárioBiodireito em Discussão: Dignidade da Pessoa Humana
49.SeminárioBiodireito em discussão: Ética, Bioética e Biodireito
50.SeminárioBiodireito em discussão: Anencefalia
51.SeminárioBiodireito em Discussão: células-tronco embrionárias
52.SeminárioBiodireito em discussão: Clonagem Humana
53.SeminárioBiodireito em discussão: Experiência com seres humanos
54.SeminárioBiodireito em discussão: Reprodução Assistida
55.SeminárioBiodireito em discussão: Mudança de Sexo
56.SeminárioBiodireito em discussão: Transfusão de Sangue
57.SeminárioBiodireito em discussão: Transplante de tecidos, órgãos, partes do corpo e xenotransplante
58.SeminárioBiodireito em discussão: Eutanásia, Distanásia, Ortotanásia, Mistanásia e Suicídio Assistido
ASSCOM IFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário