domingo, 1 de outubro de 2017

Síndrome do usuário do computador: entenda os riscos

Os desconfortos causados pela falta de lubrificação ocular podem variar: coceira, ardência, dor, irritação, olhos vermelhos, visão turva e sensação de corpos estranhos. Muitas vezes, esses sintomas são diagnosticados pelos médicos como Síndrome do Olho Seco, que pode ter uma causa cada vez mais comum: o uso excessivo de computadores e outros dispositivos eletrônicos.

A Síndrome do Usuário do Computador

Comuns em adultos e com aumento recente da incidência em crianças – que fazem uso de vídeo games, computadores, tablets e celulares, cada vez mais cedo – a Síndrome ocorre devido à diminuição nas piscadas, quando os olhos ficam expostos e focados em telas, o que causa menor lubrificação ocular. Os fatores agravantes são a baixa luminosidade do ambiente, ar-condicionado ou com pouca ventilação.

Como evitar?

– Realizar intervalos durante o trabalho ou quando estiver usando computadores, tablets e celulares por longos períodos;
– Não utilizar o ar-condicionado;
– Arejar o ambiente com entradas de ar;
– Piscar com maior frequência;
– Utilizar colírios da categoria lágrimas artificiais.

Lágrimas artificiais

Caso o problema se agrave e cause incômodo frequente, um oftalmologista deverá ser consultado. Com a avaliação médica, pode-se prescrever o uso de colírios lágrimas artificiais, que agem diretamente na lubrificação ocular, causando alívio e sendo aliado para tratar a condição.

Complicações

A falta de lubrificação ocular deve ser observada para que o problema não se agrave. Uma das funções do filme lacrimal é a nutrição e oxigenação da córnea. O olho seco, portanto, se não tratado, pode causar complicações que podem comprometer a visão de forma temporária ou definitiva.

O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário