sexta-feira, 6 de outubro de 2017

7 sintomas que podem ser sinal de câncer de mama


Foto: Reprodução

O mês de outubro começou e com ele uma das campanhas de combate ao câncer mais conhecidas no mundo inteiro. A campanha de conscientização “Outubro Rosa” tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Apesar do valor simbólico da data, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre os sintomas que a doença apresenta e algumas sequer realizam o autoexame para detectar um possível câncer em um estagio avançado.
Separamos sete sintomas que podem estar relacionados com o desenvolvimento do câncer de mama e que todas as mulheres devem estar atentas.

1. Mudanças na mama
Um dos sinais mais fáceis para se identificar o câncer de mama e que muitas vezes passa despercebido, são as alterações no formato e no tamanho dos seios. É comum as mamas das mulheres não terem, exatamente, o mesmo tamanho, mas quando essa diferença se torna mais acentuada, é sinal que algo está errado. Quando o formato dos seios também se altera e o aspecto da pele fica mais rígido, semelhante à casca de uma laranja, há indícios de que haja a presença de câncer ou alguma outra doença que precise de auxílio médico.

2. Cansaço crônico
Rotinas puxadas, conciliação de afazeres domésticos e trabalho, jornadas duplas.Tudo isso deixa mulheres cada vez mais cansadas.
Entretanto, quando o cansaço não cessa em momento algum, mesmo após um fim de semana em casa ou uma boa noite de sono, é sinal que a mulher precisa procurar um ginecologista para verificar se o seu cansaço crônico não está relacionado ao câncer de mama.

3. Nódulos
Os nódulos são os sintomas mais detectados pelas mulheres, mas nem todas se lembram de fazer o autoexame. Ainda assim, nem todos os nódulos ou caroços indicam câncer e muitos são benignos ou apenas indicam cistos ou inflamações nos seios. Se um nódulo não desaparece ao longo dos dias ou não diminui de tamanho, tanto nas mamas, quanto nas axilas, é importante procurar um médico para realizar exames e verificar o que realmente está ocorrendo e quais os procedimentos necessários para fazer o tratamento.

4. Dores
Toda dor é uma manifestação do corpo de que algo não vai bem com o organismo. Quando elas acontecem na mama ou nas axilas, são sintomas que indicam câncer de mama. Por isso, é bom que a mulher fique atenta a qualquer incômodo, vermelhidão, coceira na mama ou mamilo, calor, dor ou inchaço, mesmo que em um primeiro instante não pareça nada sério. É preciso, no entanto, estar atenta para não confundir com a sensibilidade dos seios
durante o período pré-menstrual.

5. Feridas e secreções nos mamilos
Outro sintoma do câncer de mama que não deve ser ignorado é a excreção de líquidos pelo mamilo, sejam eles sangue ou pus. Geralmente, em casos de câncer, esses fluidos possuem odores fortes e são facilmente perceptíveis. A formação de crostas ou feridas na área dos mamilos também são indícios.

6. Afundamento da mama e inversão do mamilo
Quando alguma parte do seio ou o mamilo afundam, como se tivessem sido sugados para dentro, é um sinal evidente de que algo está errado. Esse é um dos sintomas mais comuns de câncer de mama e, por essa razão, um médico deve ser procurado imediatamente.

7. Perda vertiginosa de peso
Quando a mulher não está seguindo nenhum programa rigoroso de exercícios ou dieta e começa a perder peso inexplicavelmente, um alerta deve se acender. Apesar de quase ninguém reclamar de estar emagrecendo, este é um dos primeiros sintomas da doença que se manifesta no corpo. Quando descoberto no início, o câncer de mama possui boas chances de cura, por isso, ao perceber qualquer alteração, o auxílio médico deve ser requisitado o mais rápido possível para um diagnóstico correto.


O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário