quarta-feira, 15 de junho de 2016

6 dicas para conquistar o seu emprego dos sonhos

Marcos Santos/USP Imagens


Chega um determinado momento na vida em que todos precisam encontrar um emprego. Pagar as contas, conquistar a tão sonhada independência, liberdade para fazer e concretizar planos... Esses são alguns dos motivos que fazem as pessoas saírem da sua zona de conforto e em busca da labuta diária. Entretanto, atualmente, parece que ter um currículo atrativo não é o suficiente para conseguir uma oportunidade em meio à crise do mercado de trabalho brasileiro.

De acordo com o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), jovens entre 14 e 24 anos são os mais afetados pelo desemprego. No 4° trimestre de 2015 o índice era de 15,25% e passou para 26,36% no 1° trimestre deste ano. No primeiro trimestre de 2016, segundo o IBGE, a taxa de desemprego alcançou 11,2%, 3,2 pontos percentuais acima do observado no mesmo período do ano anterior.

É claro que conseguir um emprego é muito mais fácil se a sua carreira está entre as mais promissoras do momento, ou se a sua área não foi tão abalada pela recessão econômica que atinge o país. Ainda assim, o cuidado com o CV pode impulsionar as suas chances independentemente da sua profissão ou setor.

Confira a seguir 6 dicas para conquistar o seu emprego dos sonhos:

1. Têm objetivo claro
Procure sempre fazer especializações. As empresas buscam profissionais com competências cada vez mais específicas para resolver os seus problemas. O resultado disso é que os currículos precisam se tornar menos genéricos e mais precisos para chamar atenção.

2. São curtos e limpos
Como precisam analisar muitos CVs em pouco tempo, os recrutadores tendem a preferir documentos mais objetivos e sucintos. Assim, seja objetivo, passe o máximo de informação possível e de forma que se você mesmo fosse ler, diria "Vou contratar esta pessoa!". 

3. São customizados
Em vez de elaborar um único CV e usá-lo em todos os processos seletivos, é mais estratégico criar várias versões do documento, adaptando o conteúdo de acordo com as exigências de cada contratante. Logo, procure ajustar o seu currículo à empresa onde você almeja trabalhar. Ah!, íamos esquecendo... seja claro, muito claro, quanto ao cargo que pretende conquistar.
Se você evidencia os pontos de encaixe entre você e a empresa, fica mais fácil para o recrutador avaliar se você é adequado ou não para a vaga. As duas partes ganham tempo.

4. Trazem afirmações embasadas
Evite incluir informações de cursos e experiências das quais não possui. Ao contrário, seja franco e busque aquilo conforme você pode desempenhar. Não omita nenhuma informação quanto a capacitações realizadas, elas podem ser o diferencial que o recrutador estava procurando.

Tem inglês fluente? Mencione um certificado de proficiência na língua. Alavancou as vendas do setor no seu último emprego? Dê a porcentagem de crescimento que você ajudou a promover. O seu currículo será mais persuasivo à medida que houver dados — de preferência numéricos — para provar o que você diz.

5. Formam uma narrativa coerente
Imagine que o seu currículo é a história da sua vida profissional, portanto, escreva de uma maneira que as pessoas queiram ler e dar atenção. Ou melhor, escreva de uma maneira que você mesmo se interessaria. Mudanças bruscas de área, experiências avulsas e desconexas, lacunas sem explicação: todos esses elementos criam dúvidas e afastam recrutadores.

6. Dão destaque para idiomas
Outro segredo dos currículos que funcionam como “ímãs” de recrutadores são as competências linguísticas do candidato — o que vale para praticamente todas as áreas de atuação. Afinal, cada vez mais empresas precisam de candidatos fluentes em um idioma estrangeiro, em especial o inglês.

O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário