segunda-feira, 14 de março de 2016

MP-MA aciona prefeita por improbidade administrativa


O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra Maria Raimunda Araújo Sousa, prefeita do município de São Vicente Ferrer, a 271 km de São Luís, por improbidade administrativa.

Segundo a ACP, a prefeita está atrasando, pelo menos, oito meses no pagamento dos salários dos servidores municipais. Ainda de acordo com o órgão, Maria Raimunda os recursos advindos do governo federal para custear programas específicos também não estão sendo repassados pelo Município regularmente aos agentes comunitários, que denunciaram a irregularidade ao Ministério Público.

A autora da ACP, a titular da Promotoria de Justiça da Comarca, Alessandra Darub Alves, ressalta que, em outubro de 2015, a Justiça determinou que a Secretaria de Administração e Finanças do município encaminhasse ao MP a lista de todos os servidores com salários em atraso, especificando a função exercida e a determinação não foi cumprida.

Diante das irregularidades, o MP solicita o encaminhamento de todos os extratos bancários referentes ao ano de 2015 de sete servidores municipais, incluindo do vice-prefeito Eliezer Gatinho Arouche Santos, como forma de ilustrar a inadimplência da prefeitura no pagamento dos salários.

Além disso, o MP requer ainda a condenação da prefeita Maria Raimunda Araújo Sousa, perda da função pública, suspensão de direitos políticos, pelo período de três a cinco anos, pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida à época dos fatos e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de três anos.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário