terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Teresina é capital mais desenvolvida do Nordeste


Teresina é a capital mais desenvolvida do Nordeste e a 12ª do Brasil, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) considera indicadores nas áreas de educação, saúde e emprego e renda e tem como base os dados consolidados de 2013. Foi analisado o nível de desenvolvimento econômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros

O índice varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade. Na avaliação geral, Teresina obteve nota 0,7813. Na área da saúde, a nota da capital piauiense foi de 0.7814. A educação, foi de 0,7816 e, no quesito emprego e renda, o índice obtido foi 0,7809. Isso significa que Teresina possui, de acordo com a pesquisa, um desenvolvimento moderado em todos os pontos analisados.

Para o prefeito Firmino Filho, a posição ocupada por Teresina no cenário nacional é motivo de orgulho e resultado de todos os esforços da administração. “É importante perceber que as medições que são feitas externamente por instituições renomadas reconhecem os avanços que a cidade tem tido, principalmente na área de saúde e de educação”, disse o chefe da administração municipal.

O Prefeito faz referência também aos estudos do Banco Mundial, que apontou Teresina como das cidades mais competitivas da América Latina, e da Folha de São Paulo, destacando a capital piauiense como a 12ª cidade brasileira em investimentos.

Pesquisa Firjan
A Firjan calcula o índice de educação pelo número de matrículas no ensino infantil, a média de aulas diárias e o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) no ensino fundamental. Em 2014, por exemplo, Teresina obteve a maior nota entre as capitais nordestinas. Nas séries iniciais, 4ª e 5ª, a cidade obteve nota 5, superando a meta estipulada pelo Ideb, que é de 4,9. Outro ponto destacado na educação de Teresina é o número de crianças matriculadas nas séries iniciais. Em 2015, foram 17 mil alunos no ensino fundamental, fazendo com que Teresina cumprisse, antecipadamente, a meta 1 do Plano Nacional de Educação.

Quanto à saúde, o índice é calculado com base no número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis à atenção básica (ISAB). Em 2015, por exemplo, foram agendados 1 milhão, 815 mil e 554 consultas, exames e cirurgias ambulatoriais por meio do sistema de marcação Gestor Saúde.

Quanto ao índice emprego e renda, o índice leva em conta o quanto a cidade gera de empregos formais, sua capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social. Em Teresina, durante o ano de 2015, foram criados com 5.928 postos de trabalho, sendo 4.253 através das empresas de Call Center, setor que recebeu importantes incentivos fiscais da Prefeitura de Teresina.

John Cutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário