quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Durante a Crise: Veículos Flex: Melhor abastecer com álcool ou gasolina?


Com os constantes aumentos nos preços dos combustíveis fica difícil às vezes calcular qual opção vale mais a pena, álcool ou gasolina.

Os proprietários de veículos de modelo “flex” possuem a vantagem de poder usar as duas opções, o que acaba ajudando na hora de economizar.

Antes de tudo, alguns mitos devem ser esclarecidos.  É comum ouvir que carros com modelo flex podem se “acostumar“ com um tipo de combustível, que o uso frequente das duas opções pode prejudicar o motor ou que o álcool é de melhor qualidade que a gasolina. Nenhuma dessas afirmações é verdadeira.

O que é sabido é que carros normais, os modelos mais usados nas ruas consomem mais álcool que gasolina. Os modelos mais frequentes consomem uma média de 30% mais álcool que gasolina. Mas ainda assim, é possível usar as duas alternativas sem sentir o peso no bolso.

O cálculo é bem simples:

Preço da gasolina X 0,70 = Preço máximo do álcool

Vamos entender como funciona:

Resultado maior que o valor do álcool: Melhor opção é o álcool

Resultado menor que o valor do álcool: Melhor opção é gasolina

Se a gasolina custa 2,40 num posto e o álcool custa 1,40. Multiplicando 2,40 x 0,7 temos o resultado 1,68, que é maior que 1,40. Neste caso é melhor abastecer com álcool. Se o valor do álcool estivesse acima de 1,68, valeria mais a pena abastecer com gasolina neste posto.


Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário